quarta-feira, 17 de abril de 2013
Cobra de duas cabeças
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Amphisbaenidae
As anfisbenas são animais de corpo cilíndrico e alongado, e com cauda curta e arredondada. Como suas duas extremidades são semelhantes, e seus olhos bem pequenos, estes indivíduos são conhecidos popularmente como cobra-de-duas cabeças. Tal fato se torna uma vantagem para estes animais, já que podem fazer com que seus predadores confundam a cauda com a cabeça, ou vice-versa.
O crânio destes indivíduos é bastante rígido e permite com que deem golpes com a cabeça, para abrirem túneis, contribuindo para a aeração do solo, assim como as minhocas. Quando não estão no subsolo, as anfisbenas são encontradas em ambiente úmido, geralmente em meio a folhagens.
Estes animais se alimentam de minhocas, vermes, larvas e pequenos artrópodes. Algumas espécies, como a Amphisbaena alba, possuem comportamento bastante agressivo, quando são manipuladas. Apesar de não possuírem veneno, a mordedura destes animais é muito forte.
Anfisbenas não são os mesmos animais que as cobras-cegas, a começar pelo fato de que estas pertencem à Classe Amphibia. As anfisbenas são répteis, com o corpo dotado de escamas e com cloaca localizada transversalmente em relação ao plano do tronco. Estes animais também não podem ser considerados “um tipo de serpente”, já que estas pertencem a uma subordem específica, de mesmo nome. Da mesma forma, não são lagartos desprovidos de patas, estes que pertencem à Subordem Sauria.
No Brasil são conhecidas 67 espécies de anfisbenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário