quarta-feira, 17 de abril de 2013
Polícia prende 7 pessoas e apreende 80 animais silvestres em feira no RJ
Oitenta animais silvestres e dois domésticos foram encontrados por policiais do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) em uma feira em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, na manhã deste domingo (14). Na operação, que contou com a participação do Ministério Público, sete homens foram presos e três menores, apreendidos pelo comércio dos animais.
Animais eram armazenados em gaiolas de madeira
e papelão (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Segundo a PM, 61 aves e 19 répteis estavam sendo vendidos ilegalmente. Entre as aves estavam as espécies tiriba, papagaio, melro, caboclinho, pintassilgo, trinca-ferro verdadeiro, sabiá, coleirinho, canário da terra verdadeiro, gaturamo verdadeiro e pixoxó. Este último está citado na Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção (Instrução Normativa MMA nº 03/03). Entre os 19 répteis havia espécies de tigres d'água, jabuti-piranga, jibóia e cobra d'água.
Os animais domésticos apreendidos são conhecidos como "periquito-ring-neck" e todos estavam, segundo a polícia, em más condições de transporte, alocados em gaiolas, caixas de madeira ou papelão e em condições higiênico-sanitárias insatisfatórias.
Os responsáveis pelo comércio destes animais responderão de acordo com o artigo 29, da Lei 9.605/98, cuja pena é detenção de seis meses a um ano e multa. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Federal, em Nova Iguaçu, na Baixada.
Os animais serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, Região Metropolitana, para serem libertados em seu habitat natural após tratamento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário